segunda-feira, 9 de maio de 2011

tendencialmente pago

o psd passista, sem novidade nenhuma no preconceito primário com a administração pública, quer os centros de saúde geridos por privados, cooperativas e afins. depois de ver aquilo em que se têm tornado muitas unidades de saúde familiar, quando os critérios economicistas se sobrepõe, remetendo para os utentes e para outros serviços as despesas que não querem ter, temo muito sinceramente pela virtude e pela existência do serviço nacional de saúde.

9 comentários:

Anónimo disse...

Mas Há muitos anos que os sucessivos governos se estão nas tintas para o que diz a constituição "tendencialmente gratuito"! Pelo que vão fazendo, e agora não vamos fazer distinções; bem podiam substituir por "tendencialmente pago". Pelo menos para os pobres é o que temos.
Já agora dou uma dica VOTEM EM TODOS MENOS EM QUEM NOS COLOCOU NESTA SITUAÇÃO.

João Teixeira disse...

Também acho caro anónimo, votem no Passos Coelho, o unico do arco da governação que nunca teve responsabilidades governativas. Cá para mim os Centro de Saúde e afins deviam ser geridos por Gestores (pessoas qualificadas para a gestão) e não por médicos (pessoas extremamente qualificadas para a medicina) libertando estes para a sua função. O problema são os lobies dos médicos...
Em relação ao "Tendencialmente gratuito" deve o ser apenas para aqueles que realmente precisam dela. Todos os outros devem paga-la.

Vítor Pimenta disse...

discordo, por 2 motivos, um é ético. primeiro, os cuidados de saúde não são mercadoria; o segundo, ficou patente que a gestão privada dos hospitais revelou-se muito mais gravosa que a pública para o erário público. mas enfim, estamos na ditadura dos contabilistas.

Anónimo disse...

excelente tema lançado pelo joao.
de facto, os lobies dos licenciados em medicina vao desde o sistema publico ao particular, desde a gestao das unidades de saude para as presidencias das mesas de assembleia, desde as quotas de percentagem nos laboratorios de produçao de medicamentos para a venda directa dos mesmos!!

os contabilistas apenas olham para os numeros, apesar de por vezes estes retratarem realidades diferentes.

seja como for a gestao deve ser para os gestores - preferencialmente para os que possuem estudos nas vertentaes da saude:licenciados em medicina, enfermagem, fisioterapia,radiologia, etc. - por duas razoes: formaçao pessoal e altamente qualificada para gerir um espaço comum, sem beneficiar as elites e segundo, porque, diz o povo desde sempre "cada galho deve ter um macaco"!Mr.

Anónimo disse...

temos censura neste blogue?porque?

Vítor Pimenta disse...

só na sua cabeça.

Anónimo disse...

enfim.onde está o comentário enviado a seguir ao seu comentário das 16:24?não é possível denunciar certos setores da medicina e certos médicos de algibeira que estão unicamente preocupados com o dinheiro que ganham?não é possível ter opinião que certos médicos(obviamente e felizmente não é o seu caso) apenas se preocupam com os números?lamento que neste espaço de debate apenas se possa dizer "amén" consigo no que toca aos assuntos da medicina.

afinal, temos mais do mesmo.

Anónimo disse...

obrigado. estava a achar estranho tal "limitaçao" da sua parte

Vítor Pimenta disse...

de nada. a gente tem as costas largas.