domingo, 30 de setembro de 2012

de volta ao que interessa: fusão de freguesias

De pouco adiantam as comichões.O Governo quer fundir 1000 freguesias a tempo das próximas autárquicas e há muito que os mapas estão definidos. Por cá, a Assembleia e Câmara Municipal limitaram-se a meter a cabeça debaixo da areia, insistindo na manutenção das actuais 17. Seria o ideal, é claro, mas a reforma é imposta pela troika e dificilmente se contraria, apesar das manifes. O pior é que se não forem os órgãos locais competentes a decidir uma proposta alternativa e realista de 11 freguesias, como é exigido pela Secretaria de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, vai impor-se uma das 2 propostas de Lisboa:
  • A: fusões de Paizela/Outeiro, Passos/Refojos, Alvite/Basto, Faia/Vila Nune/Arco de Baúlhe e Cavez/Gondiães/Vilar de Cunhas; 
  • B: fusões de Paizela/Outeiro, Alvite/Passos, Basto/Faia/Vila Nune e Gondiães/Vilar de Cunhas/Riodouro.
De resto, duas propostas que deviam ter os seus ajustamentos de acordo com a vontade e a identidade das populações, ainda que ache mais razoável a primeira.

9 comentários:

Anónimo disse...

Neste contexto político a confusão ajuda a política no poder, daí a confusão que querem instalar. Claro que, como de costume, nós é que ficamos a perder, se deixarem lisboa mandar nesta questão.
Aqui é que os verdadeiros cabeceirenses se deviam impor, fossem eles de que partido fossem, e forçar a melhor solução ou seja a que melhor servisse os interesses dos diferentes "fregueses".
Mas, como alguém aqui referiu há uns tempos, quando os políticos se metem e colocam o partido do seu coração á frente da razão está tudo dito.

Anónimo disse...

A opção A é de longe a melhor! Vítor, faz uma votação online para entender a opinia dos cibernautas!

Anónimo disse...

Caro Bloguer: a sua proposta é mera especulação. As únicas freguesias que estão em causa são Vila Nune; Passos; Gondiães e Vilar de Cunhas.
Que se saiba nenhum partido colocou qualquer hipótese de agregação.

António Vale

Anónimo disse...

Pensei que já não existiam analfabetos destes. Se estão em causa só podem ser extintas através de uma agregação, a não ser que as vendam ao primeiro que aparecer. Até pode ser um bom negócio.

Anónimo disse...

o comentarista das 23:55 não distingue entre o explícito e o implícito. Ou seja, não percebe que a consequência óbvia é a agregação com outras freguesias não referenciadas no comentário.
Neste e noutros casos: nada a acrescentar.

António Vale

Vítor Pimenta disse...

eu simplesmente limitei-me a apresentar as propostas (a e b) que foram debatidas em assembleia municipal. não é especulação. de qualquer modo, ambas dão uma noção de qual a orientação que essas agregações podem tomar. e mesmo as propostas sejam outras, ninguém sabe nem ninguém foi sondado nestas freguesias.

Anónimo disse...

é falso que apenas essas 4 freguesias estejam em equação.

A lei é clara nesse aspecto.

50% das urbanas e 25% das rurais.

Anónimo disse...

Tanta conversa para quê, ninguém quer o ónus da coisa muito menos os responsáveis municipais que tudo farão para culparem os obedientes da troica.
Se mandassem só estaríamos a perder logo á partida pois fariam de modo a que desse mais jeito para continuarem no poder, sem perder os preciosos votinhos.

Anónimo disse...

Lá isso é verdade, eles querem continuar a fazer pela vidinha. escusavam era de fazer tantos buracos pois agora para os tapar nos é que fodemos. Mas eles continuam empoleirados e a mamar á grande e á francesa.