terça-feira, 22 de maio de 2007

Fusão!!!

O actual mapa de freguesias do concelho não corresponde às necessidades e à realidade social dos seus habitantes e dos seus afectos. Não é eficiente e chega a ser ridículo haver freguesias com menos de 100 eleitores. Aliás, a expansão e adequação urbana de algumas freguesias, com potencial de crescimento, aos equipamentos e infrastruturas fica encravado pela pequenez do território. Mais, freguesias maiores potenciaria as actividades cooporativas, as associações e a iniciativa privada, com mais gente e mais motivada. Por outro lado, poupar-se-ia nos custos com autarcas (17 presidentes de Junta e outros quantos secretários e tesoureiros), diluir-se-iam alguns bairrismos desmiolados, e a participação e disputa democrática ficaria muito mais interessante.


Esta seria uma proposta:



  • O território a vermelho corresponde a Sede do Concelho
  • Quadrados pintados de vermelho: núcleos urbanos com potencial para Sede da Junta e nome da Freguesia.

7 comentários:

Anónimo disse...

O que tu querias era abulir com as juntas do PSD, grande ideia a tua... e porque não a sede da junta e nome da freguesia gondiães em vez de vilar de cunhas?? até me admira o arco não ser a sede do concelho...

tristeza de ideia!

Francisco Rodrigues disse...

Isto promete:)

Anónimo disse...

Pois é, o jovem não queria mais nada, pois não? E viva a separação actual entre as freguesias! Um abraço e continue o Blog.

Vítor Pimenta disse...

Anónimo I: Acho perfeitamente ridículo o "querer anular freguesias" de qualquer partido. Aliás eu tenho uma opinião muito diferente da generalidade quanto ao papel dos partidos nas autarquias. E é uma proposta, não a proposta. Os nomes das freguesias até que nem tinham necessariamente de ser estes. Quanto a Gondiães - admito o erro.

Anónimo II: Lamento desapontá-lo mas continuo a achar um despendio inútil de recursos esta insistência em dividir as freguesias em retalhos quando há freguesias tão próximas que nem se descortina onde acaba uma e começa a outra. De qualquer modo, obrigado pelo abraço. Fica retribuído.

Adenda: Podiam era assinar com o nome, eu não sou Director Regional de Eduacação. :)

Anónimo disse...

Os socialistas só pensam em fundir... são as escolas, são as Terras de Basto... Já agora, curti a "Adenda"!! lol

Vítor Pimenta disse...

Oh Luís... A fusão das escolas é outra questão e, que concordando, não é chamada para aqui. ;)

Fica para outro post.
´
Já agora aproveito e aconselho a primeira picada do blog, a Fevereiro de 2006: http://malmaior.blogspot.com/2006/02/um-segundo-plo-sul.html

Paulo Vieira disse...

Confesso que já me passaram pela cabeça algumas ideias "unionistas" coincidentes nalguns aspectos com as que apresentas. Acredito que seria possivel tirar alguns beneficios imediatos porque "a união faz a força". Parece-me porém que tal medida seria díficil de explicar aos munícipes.

O teu mapa em concreto acho-o interessante por uma razão em particular:
Resolve o problema do "Enclave de Cucana" :)

Abraço