
O actual mapa de freguesias do concelho não corresponde às necessidades e à realidade social dos seus habitantes e dos seus afectos. Não é eficiente e chega a ser ridículo haver freguesias com menos de 100 eleitores. Aliás, a expansão e adequação urbana de algumas freguesias, com potencial de crescimento, aos equipamentos e infrastruturas fica encravado pela pequenez do território. Mais, freguesias maiores potenciaria as actividades cooporativas, as associações e a iniciativa privada, com mais gente e mais motivada. Por outro lado, poupar-se-ia nos custos com autarcas (17 presidentes de Junta e outros quantos secretários e tesoureiros), diluir-se-iam alguns bairrismos desmiolados, e a participação e disputa democrática ficaria muito mais interessante.
Esta seria uma proposta:

- O território a vermelho corresponde a Sede do Concelho
- Quadrados pintados de vermelho: núcleos urbanos com potencial para Sede da Junta e nome da Freguesia.
7 comentários:
O que tu querias era abulir com as juntas do PSD, grande ideia a tua... e porque não a sede da junta e nome da freguesia gondiães em vez de vilar de cunhas?? até me admira o arco não ser a sede do concelho...
tristeza de ideia!
Isto promete:)
Pois é, o jovem não queria mais nada, pois não? E viva a separação actual entre as freguesias! Um abraço e continue o Blog.
Anónimo I: Acho perfeitamente ridículo o "querer anular freguesias" de qualquer partido. Aliás eu tenho uma opinião muito diferente da generalidade quanto ao papel dos partidos nas autarquias. E é uma proposta, não a proposta. Os nomes das freguesias até que nem tinham necessariamente de ser estes. Quanto a Gondiães - admito o erro.
Anónimo II: Lamento desapontá-lo mas continuo a achar um despendio inútil de recursos esta insistência em dividir as freguesias em retalhos quando há freguesias tão próximas que nem se descortina onde acaba uma e começa a outra. De qualquer modo, obrigado pelo abraço. Fica retribuído.
Adenda: Podiam era assinar com o nome, eu não sou Director Regional de Eduacação. :)
Os socialistas só pensam em fundir... são as escolas, são as Terras de Basto... Já agora, curti a "Adenda"!! lol
Oh Luís... A fusão das escolas é outra questão e, que concordando, não é chamada para aqui. ;)
Fica para outro post.
´
Já agora aproveito e aconselho a primeira picada do blog, a Fevereiro de 2006: http://malmaior.blogspot.com/2006/02/um-segundo-plo-sul.html
Confesso que já me passaram pela cabeça algumas ideias "unionistas" coincidentes nalguns aspectos com as que apresentas. Acredito que seria possivel tirar alguns beneficios imediatos porque "a união faz a força". Parece-me porém que tal medida seria díficil de explicar aos munícipes.
O teu mapa em concreto acho-o interessante por uma razão em particular:
Resolve o problema do "Enclave de Cucana" :)
Abraço
Enviar um comentário